A Rota dos Geossítios convida-o a descobrir o valioso e singular património geológico do Arouca Geopark Mundial da UNESCO!

Descubra os maiores fósseis de trilobites do mundo, o fenómeno geológico das “Pedras Parideiras”, majestosas cascatas, icnofósseis, marmitas de gigante, meandros, fantásticas panorâmicas, entre muitos outros geossítios que o vão surpreender e ajudar a compreender a história da evolução do planeta Terra, ao longo de milhões de anos.


A Rota dos Geossítios integra um vasto conjunto de sítios de interesse geológico, devidamente sinalizados, alguns deles com infraestruturas de apoio à visitação, tais como centros de interpretação, plataformas de observação e/ou painéis interpretativos.

Dispõe, ainda, de um guia em papel, com o qual poderá acompanhar toda a visita. Para além da informação de caráter geológico, este guia apresenta sugestões de visitação a outros pontos de interesse que complementam a sua visita ao nível do restante património natural e cultural.


Descubra os três itinerários que compõem a Rota dos Geossítios!


Subpáginas

  • Itinerário A – Freita, a serra encantada

  • Itinerário B – Pelas minas e meandros desconhecidos do Paiva

  • Itinerário C – Paiva, o rio surpreendente


Estes 3 itinerários trilham distintos caminhos que podem ser percorridos de carro. Todavia o acesso a alguns deles terá de ser realizado a pé. O elevado interesse desta rota resulta do facto de permitir uma visita interligada entre os geossítios, que passam a não ser encarados como acontecimentos geológicos isolados, mas antes relacionados entre si e contando capítulos da história geológica do nosso planeta Terra e designadamente evidenciados neste Geoparque da UNESCO.


Mais informação em www.aroucageopark.pt