Explore uma ampla diversidade de atividades que lhe proporcionarão momentos inesquecíveis!

Nas Montanhas Mágicas há experiências para todos os gostos, idades, motivações e níveis de preparação física!

Se gosta de atividades em contacto com a natureza está no lugar certo!

Temos alguns dos melhores rios do país para a prática de rafting e kayaking de águas bravas ou para a prática do fascinante canyoning!

Se prefere atividades com um pouco menos de adrenalina mas, ainda assim, fisicamente exigentes e emocionantes, opte pelo BTT ou pelos passeios de bicicleta, pelos percursos pedestres mais longos e de nível de dificuldade mais elevado, pelas caminhadas aquáticas ou pela canoagem de águas calmas!

Se viaja em grupo, os percursos pedestres podem tornar-se muito divertidos pela descoberta e pelo convívio que proporcionam entre os participantes. Mas as praias fluviais, os ecoparques e as zonas de recreio e lazer, também são opções muito interessantes e divertidas, sobretudo durante a época balnear.

Em qualquer altura do ano, inúmeras atividades de turismo ativo podem aqui ser realizadas - rapel, slide, escalada, orientação, paintball, arvorismo, entre muitas outras - basta que contacte as empresas de animação turística e agende a sua visita.

Por outro lado, se tem uma tendência natural ou uma curiosidade inata para observar, interpretar e compreender a natureza e os seus fenómenos, as Montanhas Mágicas oferecem-lhe um sem número de atrativos e atividades para explorar: rotas e programas temáticos que o levam a descobrir os mais fascinantes fenómenos geológicos e o ajudam a encontrar cascatas, poços e lagoas imersos numa natureza praticamente intocada; miradouros e panorâmicas que oferecem cenários de grande beleza; ou museus, centros de interpretação ambiental e estações da biodiversidade que desvendam a notável fauna e flora das Montanhas Mágicas.

Caso seja a componente histórica e cultural de um território que mais lhe interessa, saiba que nas Montanhas Mágicas tem milénios de história para desvendar e uma cultura repleta de curiosidades que o vão surpreender!

Só tem que decidir por onde começar: pelos tesouros arqueológicos ou pelos marcos históricos e arquitetónicos; pelos mosteiros cistercienses ou pelos encantos do românico; pelas aldeias tradicionais ou pelos santuários de montanha e lugares sagrados; pelos museus e centros de interpretação ou pelas minas...

Seja qual for a sua escolha complemente-a com a descoberta de uma das maiores heranças da nossa cultura: a gastronomia!

Também nesta área não ficará desiludido. Desde as ancestrais às mais atuais receitas confecionadas com a carne de raças autóctones (arouquesa e cabrito da Gralheira), aos pratos de peixe dos nossos rios como a lampreia e o sável, sem esquecer o sabor inconfundível da nossa doçaria conventual e regional ou o refrescante sabor dos vinhos verdes e dos vinhos de Lafões, produzidos localmente!

Mas as opções não terminam aqui! Ainda temos as festas e romarias, os festivais, os concertos, as feiras e os mercados locais, e todos os eventos culturais, desportivos, gastronómicos e outros, que ao longo do ano se realizam neste território!

Não os perca por nada! Como também não deve perder a visita aos pontos de venda de artesanato e produtos locais das Montanhas Mágicas!

Leve consigo “um pedaço” deste território!

Itinerários Turísticos
Eventos
História, Arte e Cultura